Palestrantes

Palestrantes Internacionais


Prof. Dr. Claudio L. Battaglini, Ph.D.

Claudio L Battaglini, PhD., FACSM, is a full Professor of Exercise and Sport Science (Exercise Physiology Specialization) and a full member of cancer prevention and control at the Linebarger Comprehensive Cancer Center at the University of North Carolina at Chapel Hill (UNC) and a fellow at the American College of Sports Medicine. Dr. Battaglini’s research focuses on the effects of acute and chronic exercise on physiological, psychological, and physical functioning in cancer patients. He directs the Get REAL & HEEL Breast Cancer Research Program, Exercise Oncology research Laboratory, and is the graduate coordinator for the exercise physiology specialization at UNC. Over the past 12 years, Dr. Battaglini has been the recipient of over 20 funded research grants and has published over 180 journal articles and scientific abstracts and 5 textbooks chapters related to exercise oncology. In 2015, Dr. Battaglini was the recipient of the UNC 2015 C. Knox Massey Distinguished Service Awards, UNC Office of the Provost Engaged Scholarship Award for Research, and was inducted at the The Frank Porter Graham Honor Society. Prior to Dr. Battaglini’s involvement in exercise oncology research, he was an international level endurance sports coach, with some of his athletes achieving World Champion status, Pan-American Champion status, and Olympic Game appearances. Department of Exercise and Sport Science, 105 Fetzer Hall, CB# 8700, University of North Carolina at Chapel Hill, Chapel Hill, NC 27599-8700, claudio@email.unc.edu.


Prof. Dr. José Jacinto Vasconcelos Raposo

Professor Catedrático em Psicologia do Desporto, Exercício e Saúde. Possui graduação em Psicologia - University Of Massachusetts at Boston (1982), dupla graduação em Psicologia e Antropológica - University Of Massachusetts at Boston (1982), mestrado em Masters of Arts in Applied Medical Anthropology - Boston University (1989) e doutorado em Ciências do Desporto/ Psicologia do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1993). Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência, motivação, auto-estima, depressão, ansiedade, bem-estar psicológico e bem-estar subjetivo. É membro dos grupos internacionais de pesquisa: Psychology of Health, Exercise and Sport International Research Group; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde , Saúde Ocupacional e Mídia - GIPESOM da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes e com o Depression and Anxiety Research Center at Harvard Medical School.


Prof. Dr. António Manuel Leal Ferreira Mendonça da Fonseca

Professor Catedrático de Psicologia do Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP); Adjunct Professor da University of Northern Colorado (EUA).; Director interino e Presidente do Conselho Científico da FADEUP; Director do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D) e do Programa Doutoral em Ciências do Desporto (PD-CD) da FADEUP, bem como Coordenador do Gabinete e do Laboratório de Psicologia do Desporto da FADEUP; Anteriormente, foi Presidente do Conselho Pedagógico da FADEUP durante 10 anos, tendo sido igualmente Director das Licenciaturas em Educação Física e Desporto e em Ciências do Desporto e membro das Comissões Coordenadora e Científica dos Mestrados em Actividade Física Adaptada e em Gestão Desportiva; Lecciona/ leccionou em cursos de graduação e pós-graduação em várias universidades de Portugal, Angola, Brasil, Chile, Espanha, EUA, Inglaterra e Moçambique; Coordenou/ participou em vários projectos de investigação nacionais e internacionais financiados por instituições externas nacionais e internacionais; Editor-Chefe da Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (RPCD); Editor-Associado de Cuadernos de Psicología del Deporte (CPD); Editor-Associado da Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte (RIPED); Editor-Associado da Revista de Psicología del Deporte (RPD); Apresentou mais de 200 comunicações ou conferências em Congressos internacionais e publicou mais de 150 artigos, capítulos ou livros em diversos países; Orienta/ orientou mais de 100 dissertações de mestrado ('pré-Bolonha') e teses de doutoramento; Ex-futebolista, foi membro da equipa técnica de vários clubes profissionais a competir nas 1ª e 2ª Ligas, desempenhando igualmente funções de consultor de atletas, treinadores, equipas e selecções de várias modalidades desportivas.


Palestrantes Nacionais


Francisco de Assis Figueiredo

Secretário de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde; Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele tem especialização em Administração Hospitalar e MBA Executivo em Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde; Vasta experiência em gestão hospitalar e foi presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais; Professor da disciplina Gestão de Serviços de Saúde e Gestão de Suprimentos, do curso de Administração Hospitalar da FEA em Juiz de Fora; Professor convidado do curso de pós-graduação de Gestão Organizacional em Serviços em Saúde da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais; Recebeu em 2010 e em 2012 o prêmio de Destaque em Administração do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele tem especialização em Administração Hospitalar e MBA Executivo em Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde; Atua há mais 20 anos na área da saúde com larga experiência em Gestão Hospitalar. Foi diretor do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus em Juiz de Fora durante três anos, presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais, superintendente Geral do Hospital da Baleia (Belo Horizonte) e Gestor Administrativo do Hospital Municipal Odilon Behrens. Foi também gestor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Para mais informações, consulte: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio#59


Deputado Federal Saraiva Felipe

Ministro da Saúde no Governo presidente Luís Inácio Lula da Silva; Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais de 1991 a março de 1994, conforme ato do Governador de Estado, Hélio Carvalho Garcia; Secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde. Período 17/03/89 a 14/03/90; Secretário Nacional de Serviços Médicos do Ministério da Previdência e Assistência Social.Período: 16/04/85 a 28/07/88; Diretor do Centro Regional de Saúde de Montes Claros (SES-MG), e coordenador do Projeto de “Sistema Integrado de Prestação de Serviços de Saúde do Norte de Minas”, conforme ato do Governador de Estado, Antônio Aureliano Chaves de Mendonça. Período : 19/08/77 a 20/08/82; Secretário Municipal de Saúde e Ação Social de Montes Claros. Período: fevereiro de 1983 a março de 1985.


Maurício Sérgio Sousa e Silva

Advogado, Graduado em Direito pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros, Pós Graduado em Direito Econômico e Empresarial, MBA em Gestão Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Possui experiência na administração de diversas empresas em vários ramos de atividade. Atualmente é Superintendente da Santa Casa de Montes Claros


Profa. Dra. Maria de Fátima de Matos Maia

Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade Trás os Montes e Alto Douro - UTAD. Mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar - FAFI. Graduação em Educação Física pela Universidade de Uberaba - UNIUBE. Professora titular da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Docente da área de Crescimento e Desenvolvimento Humano, Psicologia do Exercício, Psicomotricidade e Estágios. Lider do Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia - GIPESOM. Criadora e membro do Programa de Ginástica da Unimontes - PGU. Membro da equipe do Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI - CAPES/ Unimontes em Educação Física 2012-2014. Linhas de pesquisa de interesse: psicologia do esporte e saúde, saúde ocupacional e a inclusão.

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/2109625001366333


Profa. Dra. Gislane Ferreira de Melo

Doutora em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2008). Atualmente é professora titular da Universidade Católica de Brasília no Curso de graduação em Educação Física e nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia e Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Envelhecimento, Estereotipos, Esquemas de Gênero, Individualismo-Coletivismo, Psicologia Desportiva e Imagem Corporal. Trabalha como consultora de delineamentos de pesquisas, elaboração de instrumentos e Bioestatistica

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/5065099645935473


Prof. Dr. Nilton Soares Formiga

Graduou-se em Psicologia no Centro Universitário de João Pessoa UNIPE em 2000; em 2002 concluiu o mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Em 2010 doutorou-se, também, na UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, na pós-gradução em Psicologia Social. De 2002 e 2005 lecionou na CEULP-ULBRA, UNIVERSIDADE DO TOCANTINS - UNITINS, UNIÃO EDUCACIONAL DE BRASÍLIA (UNEB) e FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS; foi professor substituto de psicologia social na UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PSICOLOGIA (UEPB) no curso de psicologia entre 2007 e 2009; também foi Professor Substituto na UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, no curso de Psicologia entre 2005 a 2007 e 2009 a 2010. Publicou artigos distribuídos entre periódicos especializados (nacionais e internacionais), revista e jornais de circulação diária; trabalhos em anais de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais e possui capítulos de livros. É parecerista de Revista nacionais e internacionais. Coordena e orienta trabalhos de iniciação científica inseridos nas áreas de extensão com os jovens e a família em relação ao rendimento escolar, condutas desviantes e uso potencial de drogas. Orientou de trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Psicologia e Educação. Recebeu prêmios e/ou homenagens de reconhecimento cientifico. Lecionou entre 2002, 2006 e 2010 em cursos de graduação e pós-graduação (especialização) as disciplinas de metodologia, psicologia aplicada e social, estatística. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo. Em suas atividades profissionais interagiu com colaboradores nacionais e internacionais em co-autorias de trabalhos científicos.

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/5901130373066343


Prof. Dr. Franco Noce

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM - 2010). Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal de Viçosa. É membro do conselho editorial da Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y del Deporte, da Revista de Psicología del Deporte, Cuadernos de Psicologia del Deporte e diversos outros periódicos. Tem experiência na área de Educação Física e Psicologia do Esporte, atuando principalmente com o esporte de alto desempenho. Destacam-se a preparação da Equipe de Futebol de Campo da Arábia Saudita (Copa do Mundo Alemanha 2006), Comitê Paraolímpico Brasileiro (Paraolimpíadas Atenas 2004 e Pequim 2008), Sada/Cruzeiro (2009-2010) e diversas outras seleções nacionais (voleibol, tênis, futebol).

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/6968458736423568


Professora Dra. Thatiana Maia Tolentino

Doutora em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília- UCB. Graduada em Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes. Membro do Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte/Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia-GIPESOM. Linhas de pesquisa de interesse: promoção da saúde, atividade física, projetos sociais, comportamento de risco, psicologia do esporte, bem estar, autoestima, depressão, perfil psicológico de gênero, imagem corporal, corpo e mídia.

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/5098938172389855


Prof. Dr. Paulo Roberto dos Santos Amorim

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989). Mestrado em Educação Física, na área de saúde e qualidade de vida, pela Universidade Gama Filho (1995), PhD - Health pela Queensland University of Technology - Insitute of Health and Biological Innovation - Austrália (2007), Pós-doutorado pela Bond University - Faculty of Health Sciences & Medicine - Austrália (2015). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Viçosa. Professor do programa de pós-graduação associado UFV-UFJF. Tem experiência na Medida da atividade física, do comportamento sedentário e do gasto energético humano, atuando principalmente com diabéticos e escolares.

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/0573697314303197


Prof. Dr. José Geraldo de Freitas Drumond

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1972), com especialização em Biologia Geral, pela UnB, em Anatomia Patológica e Citopatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e em Medicina Legal. Professor Titular de Medicina Legal, Ética e Bioética da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, Professor de ética da Fundação UNIMED, Professor do Mestrado em Medicina Forense, modalidade à distância, da Universidade de Valência, Espanha. Membro do Conselho Assessor Internacional da revista Acta Bioethica, do Centro Interdiciplinario de Estudios en Bioética, Universidad de Chile, membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Bioética, publicação da Sociedade Brasileira de Bioética e da revista Bioethikos, publicação do Centro Universitário São Camilo, São Paulo. Membro Efetivo da Academia Internacional de Medicina Legal e membro titular da Academia Mineira de Medicina.

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/6072740723096179


Dr. Enaldo Melo de Lima

Formou em 1992 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e já atuou em outros três grandes hospitais de Belo Horizonte. Em associações de classe, o oncologista ocupou cargos de destaque como presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – Regional de Minas Gerais, da Sociedade Mineira de Cancerologia e da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, por duas vezes . Atualmente, é também conselheiro do Ministério da Saúde para assuntos de câncer.


Profa. Dra. Lucianne Maia Costa Lima

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros Especialização em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Clemente de Farias Especialização em Radioterapia pela Faculdade de Medicina da USP/SP Membro Titular da Sociedade Brasileira de Radioterapia Membro da ASTRO - Sociedade Americana de Radioterapia Médica fundadora do serviço de Radioterapia da Santa Casa de Montes Claros e da clínica de radioterapia RADIALIS Docente do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes Presidente da Comissão de Gerenciamento de Pesquisa da Santa Casa de Montes Claros Área de atuação: Radioterapia Desde a graduação em 1997 vem atuando em assistência, ensino e pesquisa na área de Radioterapia e cancerologia.

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/5980848775041840


Prof. Dr. Elton Dias Xavier

Graduação em letras em 1989 e em direito em 1995, ambas na universidade estadual de montes claros. Concluiu o doutorado em direito pela universidade federal de minas gerais em 2004. Cursa desde 2012 doutorado em ciências sociais na universidade estadual do rio de janeiro uerj. Atualmente é professor titular da universidade estadual de montes claros. Atua como professor do programa de mestrado em desenvolvimento social da unimontes. É professor convidado do doutorado em direito da universidade de buenos aires - uba. Atuou como diretor das faculdades santo agostinho de 2001 a 2006, e professor até 2012. É avaliador de cursos pelo inep/mec. É palestrante em diversos eventos nas áreas de ciências sociais, direito e filosofia. Atua na area de direito, com ênfase em direito publico. Os termos mais frequentes na contextualizacao da producao cientifica sao: biodireito, bioetica, constituicao, desenvolvimento social, direito constitucional, democracia, poder, federalismo, direito penal

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/3240809530885579


Prof. MSc. Francis Balduino Guimarães Santos

Mestre em Promoção e Educação para a Saúde na Universidade Trás os Montes e Alto Douro-UTAD/Portugal; Doutorando em Medicina (otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço) na Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, Professor efetivo do curso médico da Unimontes; Coordenador do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do hospital Santa Casa de Montes Claros/MG; Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes; Residências Médicas em (1) cirurgia oncológica e (2) cirurgia de Cabeça e Pescoço Hospital Mário Penna-Luxemburgo/Belo Horizonte; Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço –SBCCP; Membro da SBCCP e da International Federation of Head and Neck Oncologic Societies-IFHNOS; Estágio-Bolsista Projeto Expande do Ministério da Saúde no Instituto Nacional do Câncer (INCA)/Rio de Janeiro;

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/5731897981006941


Prof. José da Mota Neto

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2007), Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (2007), Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (2009) . Preceptor da residência medica em Ortopedia da Universidade Federal de Juiz de Fora (atual). Participou do Curso de Extensão Universirária em Medicina Hiperbárica da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica e é Membro da Undersea & Hyperbaric Medical Society-USA (2012). Tem vasta experiência na área Médica, com ênfase em ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA , atuando principalmente nos seguintes temas: prótese parcial removível e articulador. É Diretor Técnico e sócio proprietário da O2JF Centro de Oxigenoterapia Hiperbárica e Tratamento de Feridas, em Juiz de Fora, MG


Prof. Gessandro Elpidio Fernandes Barbosa

Possui graduação em medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (2001). Especialização em Ginecologia e Obstetricia e Mastologia ( residências médicas). Atualmente é mastologista da Santa Casa de Montes Claros - MG , Hospital Aroldo Tourinho e Hospital Prontosocor. Professor da Universidade Estadual de Montes Claros no Curso de Medicina. Preceptor do estágio de ginecologia da Faculdade de Medicina -FUNORTE. Experiência em medicina, ênfase em mastologia, saúde da mulher e imagenologia mamária. Mestrando no Programa de Cuidado Primário em Saúde pela Unimontes.


Prof. Evaldo Jener

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (2001). Atualmente é urologista da Fundação Dilson Godinho, urologista da Universidade Estadual de Montes Claros, urologista da Fundação Hospitalar de Montes Claros, medico urologista da Prefeitura Municipal de Montes Claros, medico urologista - Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros, medico urologista do HOSPITAL AROLDO TOURINHO e professor de urologia da Faculdade do Norte de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em PROFESSOR NÍVEL SUPERIOR DE UROLOGIA., atuando principalmente no seguinte tema: câncer renal.


Janice Gomes Zumba

Bolsista Capes no Mestrado em Arquitetura Hospitalar na UFRJ, cursou disciplina isolada no doutorado do programa de pos graduação em ciência da saúde da Unimontes, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Campinas (1994) - Pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte (2012) , MBA Executivo em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2008) e Pós graduação em Saneamento e Meio Ambiente na Unimontes. Atualmente é diretora técnica da Artec Arquitetura, Diretora do IAB - Instituto dos Arquitetos do Brasil ,Conselheira de Patrimônio Artístico Cultural da Prefeitura Municipal de Montes Claros, Coordenadora do Departamento de Engenharia e Arquitetura do Hospital da Santa Casa e Responsável Técnica pelos projetos arquitetônicos do Hospital Aroldo Tourinho e professora universitária das Faculdades Ibituruna e Santo Agostinho, no curso de Arquitetura e Urbanismo em Montes Claros - MG. Tem experiência na área de Arquitetura, Urbanismo, e Engenharia Civil, com ênfase em Projetos de Arquitetura Corporativa e Hospitalar , atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura em espaços de saúde , ética e urbanismo.


Patrícia Aparecida Afonso Guimarães

Superintendente Regional da Saúde do Estado de Minas Gerais, formação superior em Planejamento Público; Master in Business Administration(MBA) em Gerência de Projetos Internacional pela Fundação Getúlio Vargas(FGV) e atualmente cursando em Executivo de Saúde(MBA) também na FGV. Na área profissional atuou como Extencionista Agropecuária da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater); Secretária Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio da Prefeitura Municipal de Salinas; Consultora no Ministério de Desenvolvimento Agrário; Secretária de Governo, Planejamento e Gestão do Município de Salinas e diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência (CISRUM-SAMU) em Montes Claros.


Prof. Dr. Thiago dos Santos Rosa

Possui graduação em Licenciatura (2006) e Bacharelado (2007) em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mestre em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (Laboratório de Animais Transgênicos e Proteínas Recombinantes - Núcleo de Ciências Ambientais UMC / Laboratório de Biofísica UNIFESP -2009 ). Doutorado pelo departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Medicina Translacional - 2014). Realiza Pós-Doutorado pela Universidade Católica de Brasília sob supervisão do Dr.Herbert Gustavo Simões. Faz parte do Grupo de Estudos do Desempenho Humano e das Respostas Fisiológicas ao Exercício. Área de interesse: Efeito do exercício físico na obesidade, síndrome metabólica, hipertensão arterial, envelhecimento e estresse oxidativo.


Prof. Dr. Jonato Prestes

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutorado na Western Kentucky University. Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia e Imunologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia do exercício, exercício físico, imunologia do exercício, periodização e variáveis do treinamento de força e composição corporal. Professor do programa de mestrado e doutorado em Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB). Orientador do programa de mestrado em gerontologia na Linha 1: Aspectos Físicos, Biológicos e Epidemiológicos e Tecnológicos do Envelhecimento (UCB).


Prof. Dr. Milton Rocha de Moraes

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes . Graduando em Nutrição pela Universidade de Mogi das Cruzes. Especializado em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. Obteve o título de Mestre em Ciências (área de concentração Biologia Molecular e Bioquímica) e Doutor em Ciências (área de concentração Biologia Molecular e Bioquímica) ambos pela Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. O Pós-Doutorado foi concluído no programa de Imunologia da Universidade de São Paulo-USP, e desenvolvido no Instituto de Ciências Biomédicas-ICB-IV. Atualmente, é professor na Graduação e Pós-Graduação (Lato-Sensu e Stricto-Sensu) no curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília-UCB. Tem experiência na área de Fisiologia do Exercício, Reabilitação Clínica, e Nutrição do Esporte e Exercício. Atua na área de Treinamento de Força em Doenças Crônicas e Envelhecimento, principalmente, nos seguintes temas: Hipertensão; Diabetes, Obesidade e Doença Renal.


Prof. Dr. Sandro Soares de Almeida

Biólogo Especialista em Biologia Molecular Aplicada ao Exercício e Esporte, Pós- Doutorado em Biologia Molecular pelo Instituto Max-Delbrück para Medicina Molecular em Berlim, Doutor em Ciências Biológicas Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, Colaborador do Projeto: “Atletas do Futuro” da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP


Prof. MSc. Sérgio Santos Rodrigues

Superintendente de Gestão Estratégica do Cruzeiro Esporte Clube, autor do livro “Manual de Direito Desportivo”, obra que divide a autoria com Mariana Rosignoli; Advogado e Mestre em Direito; Foi Professor na Escola Superior Dom Helder Câmara e na Universidade Fumec, tendo ministrado aulas de Direito Empresarial, Direito Desportivo (graduação e Pós-graduação), Direito do Consumidor e Teoria Geral do Direito; Conselheiro Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil para o triênio 2016/2018; Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil no triênio 2013/2015; Conselheiro Fiscal do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) em 2013/2014; Auditor do Tribunal de Justiça Desportiva – Pleno – da Federação Mineira de Futebol, entre 2006 e 2009

Para mais informações, consulte: http://www.ssantosrodrigues.com.br/?page_id=459


Prof. Dr. Luciano Sales Prado

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em Ciências Sociais - Ciências do Esporte - Universitat Konstanz (1996). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga cronica, fadiga aguda, fisiologia do exercicio pediatrica e treinabilidade, calor e termorregulacao.

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/7283996081286405


Prof. MSc. Lailson Braga Baeta Neves

Graduou-se em direito em 15/12/1986, pela UFMG, advogou até 1993 na área empresarial, ingressou na magistratura em 02/08/1993. Entrou em exercício na 4ª Vara Cível da Comarca de Montes Claros, transferindo-se para a 2ª Vara Empresarial e de Fazenda Pública na mesma comarca, em 2013, onde atua até hoje. Exerceu a função de juiz eleitoral em todas as comarcas onde passou. Ingressou na UNIMONTES no primeiro semestre de 1998, ministrando aulas de Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito Administrativo e Direito Processual Administrativo. É pós-graduado (latu sensu) em Ciências Penais e Direito Processual, ambas pela UNIMONTES e mestre em Direito Público pela PUC/MG. Atualmente é doutorando em Direito pela PUC/MG.

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/0154437549705347


Dr. Renato Sobral Monteiro Júnior

Doutorado em Medicina (Neurologia - Neurociências), pela Universidade Federal Fluminense (Hospital Antônio Pedro). Mestre em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em educação física pela Universidade Salgado de Oliveira. É especialista em Fisiologia do Exercício e Avaliação Morfofuncional (UGF) e em Recuperação Musculoesquelética (UniFOA). Professor e pesquisador efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Foi docente e coordenador do Curso de Bacharelado em Educação Física do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR - Laureate International Universities (2013-2016). Foi docente do curso de educação física da Universidade Iguaçu (UNIG) de 2013 a 2015. Foi Coordenador e Professor do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Biomecânica e Fisiologia do Exercício para o Desempenho Humano (UniFOA) de 2012 a 2014. Professor convidado do Curso de Atenção à Saúde do Idoso (UFRJ), da Pós-graduação Lato Sensu em Reabilitação Musculoesquelética e Desportiva com ênfase em Biomecânica (UCB), da Pós-graduação em Treinamento Desportivo e Personal Training (UniFOA) e da Pós-graduação em Recuperação Musculoesquelética (Universidade da Saúde). Pesquisador coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociência, Exercício, Saúde e Esporte (GENESEs - Unimontes), pesquisador do Laboratório de Neurociência do Exercício (LaNEx UERJ) e do Laboratório do Exercício (LaNEx Unimontes). Membro do Grupo de Pesquisa em Ciências do Exercício e da Saúde UERJ. Pesquisador colaborador da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na área de Exergames. Sua área de pesquisa é voltada para os efeitos do exercício físico no envelhecimento, neurociência do exercício, reabilitação e treinamento com jogos virtuais (exergames), inflammaging e caquexia associada ao câncer.


Prof. Dr. Andre Luiz Guimarães Sena

Possui graduação em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna (2000), mestrado (2004) e doutorado (2006) em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou Pós-doutorado em Biologia Celular na University of Western Ontario com bolsa do CNPq (2010). Foi bolsista da FAPEMIG na modalidade Bolsa de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico de 2007 à 2008. Desde 2008 é bolsista de produtividade nível 2 do CNPq. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Montes Claros/MG. Atua como membro do corpo editorial/revisor no Journal of Clinical Immunology and Immunopathology Research. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Patologia, atuando principalmente nos seguintes temas: DNA methylation, carcinoma epidermóide, DNA polymorphism, cell-cycle, keratocyst, dental folli, ptch e squamous cell carcinoma.

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/0276331080418074


Prof. Dr. Sergio Henrique Sousa Santos

Professor do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do Departamento de Fisiopatologia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), doutorado sanduíche em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais em colaboração com o MDC Berlim - Alemanha (2009) e Pós-Doutorado na UFMG. Possui experiência na área de Fisiologia e Farmacologia, com ênfase em Hipertensão Arterial, Metabolismo, Biologia Molecular e Química.

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/6076700421988264


Prof. Dr. Carlos Alberto de Carvalho Fraga

Graduado em Biologia/bacharelado (2006-2009) pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Mestrado (2010-2011) e doutorado em Ciências da Saúde pela mesma instituição (UNIMONTES) (2011-2014), com período sanduiche no centro Max-Delbrück Center for Molecular Medicine - Alemanha (2012-2013). Pós-doutor na linha de pesquisa Etiopatogenia e Fisiopatologia das Doenças. Tem experiência na área de Microbiologia, Patologia, Morfologia, Biologia molecular e Genética, com ênfase em Câncer e Metabolismo com interface Multidisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: metabolismo, Sistema Renina-Angiotensina, fármacos advindos de plantas do cerrado, hipóxia, angiogênese e metástases.


Profa. Dra. Lucyana Conceição Farias

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG, Mestrado em Ciências da Saúde, com linha de pesquisa em Patologia Bucal pela Universidade Estadual de Montes Claros-MG, Especialização em Bioética - Universidade Federal de Lavras-UFLA/MG, Doutorado em Medicina Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais, estágio de pós-doutorado nas área de biologia molecular e patologia, na Universidade Estadual de Montes Claros/MG, sendo bolsista do CNPq. Realiza pesquisa nas áreas de Patologia bucal, Biologia molecular, Genética e estudos com cultivos celulares de linhagens de carcinoma epidermóide de boca. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e no Departamento de Fisiopatologia da Universidade Estadual de Montes Claros. Bolsista/Fapemig-MG/2015 - Bolsa de Incentivo ao Pesquisador Público Estadual/BIPDT.


Profa. Dra. Danusa Dias Soares

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), tendo realizado estágio de doutoramento sanduíche no INSERM- U471- Institute National de la Santé et de la recherche medicale em Bordeaux, França, no ano de 2002. É professora Titular de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Ciências do Esporte na EEFFTO-UFMG. do qual é atualmente coordenadora , com mandato até julho de 2014. É também credenciada como co-orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga , metabolismo, termorregulação, neurotransmissão no exercício, treinamento, obesidade e atividade física e saúde.

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/2743333637444155


Prof. Esp. Bruno César da Silva Saldanha

Possui graduação em Licenciatura (2009) e Bacharelado (2009) em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG 2014), Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa – IEP/ Hospital Sírio Libanês – HSL (2014). Professor efetivo da Academia da Cidade pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte SMSA-BH (2009- 2015), idealizador do Projeto de emagrecimento e controle de gordura corporal (O Grande Perdedor). Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Unidade Básica de Saúde (UBS I) sendo um dos primeiros Profissionais de Educação Física a ocupar este cargo.


Profa. MSc. Gisele Marcolino Saporetti

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da UFMG. Atualmente é responsável pelas turmas de Educação Física do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família e coordena o setor de Trabalhos de Conclusão de Curso do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva/UFMG.


Prof. Itagiba De Castro Filho

Médico pediatra com área de atuação em gastroenterologia pediátrica e nutrição. Professor da Universidade Estadual de Montes Claros- aposentado, Conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais – CRMMG e ex-presidente do CRMMG.

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/3517347610395758


Prof. Msc. Ricardo Fernandes de Paula

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1995) Especialização em Atividades Físicas e Esportes para portadores de deficiências(2000),Especialização Latu-Sensu em Genética e bioquímica(2005),Especialização em Fisioterapia Ortopédica e Traumatologica(2010)Aprovado na prova de Títulos do COFFITO em Fisioterapia Traumato-Ortopédica(2013), Aperfeiçoamento em Terapia Manual e Postural(2008), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professor titular - Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros, Supervisor do estágio profissional de práticas clínicas IV do intercâmbio municipal e coordenador de graduação - Faculdades Integradas Pitágoras.Sócio Proprietário do Núcleo de Excelência em Fisioterapia do Norte de Minas. Tem experiência na área da Fisioterapia , com ênfase em educação na saúde-Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, educação, atm, terapia manual,próteses e órteses e disfunções posturais.


Promoção

Parceiros



Realização